terça-feira, 30 de outubro de 2012

#ForaJugoHumano


Não entendo muito bem porque alguns se preocupam tanto em ver pessoas babando, correndo, chorando e gemendo durante suas ministrações definindo o quão bom foi o culto a Deus pelo 'mover exterior'. O foco é a Palavra ou são as pessoas? Se houver uma dedicação total a Palavra, ela não cumpre o propósito de alcançar as pessoas e de fato trazer vida e transformação? Claro que sim. 

Confesso que já padeci um tantinho por pensar exatamente assim: se houve alguma manifestação exterior, um arrepio, uma profecia, um 'reteté', uau, o culto foi 'poderoso'. Mas ao sai dali e encarar as situações corriqueiras da vida, encontrava-me muitas vezes na rua da solidão, número do esquecimento e sem uma solução. Voltava-me para as lamentações de Hellen rsrs. Não havia recebido em fé a Palavra de Deus, nem sabia o que precisava fazer para que isso acontecesse.

Por isso tanta frustração no meio do povo de Deus, pela falta de CONSCIÊNCIA de quem a pessoa é, de que nasceu de novo, do Alto, é um espírito vivo para Deus e a sua realidade excede a dos sentidos naturais, mas concorda com a Palavra de Deus ainda que tudo ao redor seja contrário. E a permanência pela fé na Palavra nos faz receber e usufruir de tudo aquilo que Jesus já conquistou por nós. 

Deus é espírito (João 4.24). Nós fomos criados à imagem e semelhança Dele (Gn 1.26). Somos espírito também, não somos um corpo. O que vemos no espelho não é de fato o que somos. Temos um corpo terreno para habitar na terra (1 Tessalonicenses 5.23). Com o pecado de Adão o homem morreu por dentro, ou seja no espírito, e o seu corpo sofreu com as consequências da morte espiritual. Perdeu o seu elo de ligação com Deus e agora passou a ser dominado pelo corpo do pecado e suas ações passaram a ser más.

Por isso que para termos novamente a nossa comunhão com Deus precisamos nascer do Alto. O nascimento da mãe garante para nós um corpo nessa terra, mas o nascimento em Deus, pela fé em Jesus, nos dá vida em nosso espírito, nosso verdadeiro eu, onde antes havia morte e separação. O homem é denominado de natural quando está morto espiritualmente e é guiado pelos sentidos físicos e naturais, já o homem carnal, é dominado pela sua carne (que não se converte e seus feitos devem ser mortificados), e embora tenha nascido de novo, não renovou a sua mente com a Palavra de Deus e não consegue usufruir da plenitude da vida do Eterno. O homem espiritual tem o Espírito Santo nele e sabe discernir as coisas, os tempos e os modos, o que provém de Deus, da carne, do homem e do diabo.

O mundo no qual vivemos procede de um que não vemos: o espiritual. Para as coisas acontecerem no natural, precisam primeiro serem movidas no espiritual. 'Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente' (Hebreus 11.3). Se eu toco o mundo físico com o que é físico, ou seja, meu corpo, eu toco o reino espiritual com o meu espírito, quem de fato sou. Há uma forma de eu, que sou espírito, me mover no reino do espírito: pela palavra de Deus, que é espírito e é vida (João 6.63).

Por mais que tenhamos boas intenções para com o outro, não há maior amor e interesse do que o de Deus em alcançar o homem. A forma primária que Deus usa para tocar uma pessoa é por intermédio da Sua Palavra. A Palavra de Deus é criativa e traz a existência o que não existe como se já existisse. Deus fala, o Verbo, a Palavra cria, e o Espírito Santo executa. Quanto a Palavra de Deus está no meu coração e na minha boca, forneço a matéria-prima para que o Espírito Santo crie a realidade do Alto aqui na terra, ainda que para isso eu não me arrepie, chore, corra, babe, role e por aí vai.

Arrependimento, 'metanóia', mudança de mente, começa por dentro, no coração, no meu homem interior, no meu espírito, terreno no qual somente Deus e a Sua Palavra encontram pouso e palavras de sabedoria humana não surtem efeito algum, e é revelado por meio de pensamentos alinhados com a Palavra que resultam em ações correspondentes. Nem tudo o que vemos de 'mover' Deus está, e nem tudo o que não vemos Deus não está. As coisas espirituais se discernem espiritualmente! 

#forajugohumano

Nenhum comentário: